NegóciosAgronegócio

Agritu Sementes 30 Anos: empresa atende produtores em todo o Brasil, com sementes de cebola de alta qualidade

Agritu Sementes 30 Anos: empresa atende produtores em todo o Brasil, com sementes de cebola de alta qualidade

A CRISE GERA OPORTUNIDADES

Nos anos 90 a cebolicultura catarinense passava por uma crise de qualidade e competitividade. Com o livre comércio criado pelos acordos do MERCOSUL, a cebola catarinense perdia progressivamente valor no mercado brasileiro. A análise da cadeia produtiva na época mostrava que a qualidade da semente e as características das variedades de cebolas, eram entraves para a recuperação do mercado e a sobrevivência da cultura no Sul do Brasil.

A situação de crise no setor criava a oportunidade de negócios. No primeiro dia de abril de 1994 nasce a Agritu Sementes. Empresa formada por engenheiros agrônomos com uma visão arrojada, para ser a maior e melhor empresa de sementes de cebola do Brasil e ofertar, especialmente para a região Sul, variedades e sementes de alta qualidade comercial, genética e fisiológica.

Com a evolução do comércio internacional, o aumento do consumo nacional e a preferência pela qualidade, cada vez maior do consumidor brasileiro, a Agritu foi se aprimorando para atender as novas demandas e  vencer a concorrência, não só de cebolas importadas da América do Sul, mas, especialmente, da Europa.

Com o trabalho e dedicação dos sócios e engenheiros agrônomos, Sebastião Müller e Lucio Thomazelli e Arno Zimmermann, a Agritu conquistou o respeito e admiração no setor a nível nacional.

A PRODUÇÃO

Em Santa Catarina estão os campos de produção de bulbos, melhoramento genético, unidade de beneficiamento e administração. No Rio Grande do Sul são localizados os campos de produção de sementes certificadas.

A produção de sementes de cebola é o objetivo final da empresa, que desenvolve todo o processo, desde o plantio, beneficiamento e comercialização. “Mantemos um rígido controle de qualidade e um programa de melhoramento genético que busca desenvolver variedades de cebolas para as regiões produtoras do Brasil”.

Credenciada pelo Ministério da Agricultura, a Agritu produz atualmente sementes certificadas de quatorze variedades, classificadas em diferentes ciclos de cultivo. Em seu portfólio de produtos estão onze variedades melhoradas e desenvolvidas pela equipe técnica da empresa.

Outras três variedades são licenciadas pela EPAGRI, pelo quais a Agritu paga Royalties para produzir e comercializar. Dentre estas cultivares destaca-se a cultivar SCS373 Valessul, que com a aposta da Agritu tornou-se a variedade de cebola mais plantada no Brasil. Ela é responsável pela renovação e evolução da cebolicultura catarinense.

“O investimento na geração de tecnologia, pesquisa e treinamento é um dos pilares que permite o crescimento sustentável da empresa. Os bons resultados gerados estimulam a evolução da cadeia produtiva e consequentemente a alavancagem da cebolicultura nacional”.

A MODERNIZAÇÃO E O AVANÇO EM GENÉTICA

Com a evolução da empresa, buscando sempre o crescimento e a melhoria contínua de seus processos, tornou-se necessária a construção da nova sede, inaugurada este ano. “Contamos agora com uma nova estrutura administrativa e uma moderna câmara de armazenamento de sementes com controle de temperatura e umidade”. As condições ideais para conservação de sementes por vários anos, traz maior segurança a empresa, garantindo a manutenção da qualidade das sementes e a regularidade da oferta.

Novos produtos foram lançados. Com o intuito de melhorar o desempenho das sementes em sistema de semeadura direta. A Agritu desenvolve junto a empresas parceiras, o recobrimento de sementes e tratamento especifico adicionados ao produto final.

Hoje a empresa disponibiliza ao produtor sementes revestidas com film coating, encrustada e peletizada, além de sementes nuas e sementes submetidas ao processo priming, este com o objetivo de padronizar e uniformizar a germinação e emergência das plântulas.

Além do emprego de novas tecnologias aplicadas às sementes, a Agritu passou a fazer altos investimentos em genética. “Em nossa unidade experimental, localizada em Bela Vista, Ituporanga, mantemos estruturas especificas para viabilizar um grande programa de melhoramento genético. A partir de nossa genética, trabalhamos no desenvolvimento de variedades de cebolas híbridas, cujas características procuramos imprimir em nossas cebolas, maior potencial produtivo, melhores características comerciais e agronômicas”.

LEMBRANDO O PASSADO E PENSANDO O FUTURO

Neste ano a Agritu completa 30 anos. “Olhando para o início onde começamos do zero, e ao refazer em nossas memórias os caminhos percorridos, sentimos hoje o prazer de fazer parte desta história”.

Uma empresa que nasceu e deu seus primeiros passos dentro da garagem de casa, pode-se assim dizer, e hoje é referência, quando se fala em sementes de cebola no Brasil, conquistando tanto o reconhecimento dos seus clientes quanto por empresas do setor. Sempre entregando um produto de qualidade, com responsabilidade social e uma governança que garante uma administração eficiente e ética.

“Nossos desafios ainda são muito grandes, buscamos sempre entender os caminhos que vai transitar a agricultura moderna”. As informações e interações que as mudanças climáticas trazem, adaptar-se aos sistemas produtivos, trazer soluções inovadoras aos produtores e aos consumidores e acompanhar as tendências da gastronomia, desenvolvendo cebolas que atendam o gosto da dona de casa, sempre serão um desafio para nós”. A cebola não é somente um alimento, mas também é o sabor da gastronomia.

Texto: Sebastião Rogério Müller

INFORMAÇÕES:

WhatsApp: 47 98809.3787

Fone: 47 3533.1861

Instagram: @agritu_sementes

www.agritu.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!