A história das apostas no Brasil: evolução, desafios e perspectivas
Os espaços, que estão em exposição na Contti Home Design, trazem o charme, as influências e várias boas lembranças de duas belas cidades italianas
"O resto é mar…". O trecho é da música Wave, de Tom Jobim, mas poderia muito bem representar o momento que os nossos olhos encontram a imensidão do mundo visto da janela de um avião. Há muita coisa para ser contemplada por aí. Países, culturas, pessoas e sorrisos. Tanta inspiração, momentos que ficarão para sempre na memória. Na Contti Home Design, essas lembranças extrapolaram as mentes criativas dos arquitetos Marco Antonio Medeiros e Maria Eduarda Brandão. Todas elas se transformaram em belas vitrines, que podem ser visitadas gratuitamente pelo público.
Marco apresenta o seu olhar apurado sobre a 62ª edição do Salão do Móvel de Milão, que aconteceu em abril de 2024. Batizado de "Review Milão", o ambiente é uma curadoria das referências apresentadas no evento de design. "Trouxe as principais tendências e inovações que vi. Fico muito feliz em poder compartilhar as minhas descobertas e escolhas”, comenta o profissional.
Móveis de personalidade, cores neutras e mix de texturas se destacam no projeto. A sala para convívio conta com uma combinação de peças marcantes, como a mesa Colon e a cadeira Julia, do designer Pedro Mendes. O branco deste conjunto dá maior sofisticação ao espaço. Na área do jantar, o arquiteto optou por uma mesa ampla (modelo Guanabara, assinada por Ricardo Vidigal), de formato oval, complementada com cadeiras também de tonalidade neutra (modelo Pantalona, do designer Lorenzo Lazzera).
Ali perto está o sofá, que é um verdadeiro convite ao descanso. Mais baixo e modulável, o modelo Igarapé, do Studio Salva, poderia ser chamado de "abraço". É porque é essa a sensação que se tem ao sentar por ali. "Privilegiamos o conforto em toda composição", ressalta o arquiteto. Aliás, outro exemplo disso é a poltrona Kofu, que fica bem pertinho do espaço de jantar. "Uma das grandes tendências do salão foi justamente a valorização do bem-estar. Tivemos o cuidado de escolher peças que fazem a nossa casa nos proporcionar essa sensação tão importante para todos", comenta.
Um passeio por Capri
Pensou que a viagem acabou? Que nada! A arquiteta Maria Eduarda Brandão nos leva à Ilha de Capri, também na Itália. Ela planejou duas vitrines especiais, que fazem parte da mostra Oito Vitrines, Vários Destinos, do Shopping Casa & Design (endereço da Contti) e buscam mostrar a essência do estilo de vida e da estética tão marcantes da ilha. O ponto de partida para a criação dos espaços, segundo ela, foi o revestimento em pedra natural que já existia na loja. "Esse material resgatou a ideia dos rochedos e das encostas de Capri", diz.
O objetivo da profissional era levar um clima leve e sofisticado. Por isso, apostou em uma paleta na qual o off-white impera. Há, entretanto, dois toques de azul - no balanço (modelo Casulo Madre) e nos quadros que ficam atrás do sofá. São peças que, de acordo com Maria Eduarda, ajudam a garantir um clima praiano e despojado. "Busquei fazer um contraponto desse tipo de mobiliário com outros mais contemporâneos. Todos esses elementos trouxeram o charme e o estilo de vida da ilha", comenta.
A iluminação indireta, com abajures, reforça a sensação de conforto e o clima intimista. Outro ponto marcante é a combinação de tecidos e texturas. Maria Eduarda fez um mix com sarja, algodão e chenille. Há também vários detalhes em madeira clara, bastante comum em ambientes praianos. "Essa mistura traz mais frescor, principalmente por ser uma paleta off-white. Cada elemento foi escolhido cuidadosamente para complementar e deixar tudo mais interessante", ressalta a arquiteta.
Em todos os espaços, coisas lindas não faltam! Se o resto é mar, a arte de decorar é, sobretudo, AMAR.
Texto: Juliana Duarte para Casa de la Gracia Comunica
Fotos: Fernando Willadino