Economia & Negócios

Com 122 milhões de clientes, Nubank cria produtos capazes de ganhar escala global

Com 122 milhões de clientes, Nubank cria produtos capazes de ganhar escala global

Em novo episódio do Nu Videocast, Laura Marino detalha a abordagem da área, da vista a clientes à infraestrutura de tecnologia integrada e escalável

O Nubank fechou o segundo trimestre de 2025 com quase 123 milhões de clientes. No centro de toda esta operação está a Conta, produto que concentra a maior parte das ferramentas oferecidas pela companhia e atende a mais de 110 milhões no Brasil, México e Colômbia.

No novo episódio do Nu Videocast, Laura Marino, GM Global da Conta do Nu, usa a conta como exemplo para detalhar como a empresa desenvolve produtos capazes de escalar globalmente.

Segundo ela, são quatro pontos-chave: “o primeiro, e provavelmente o mais importante, é focar no cliente. Precisamos entender profundamente nossos clientes, compreender suas necessidades e criar um produto que realmente resolva um problema para eles”, afirma a executiva.

A equipe da Conta criou inclusive uma rotina de visitas a clientes para investigações aprofundadas sobre como evoluir o produto de acordo com necessidades e experiências reais. A iniciativa foi replicada por outras áreas, aumentando o contato direto com os consumidores finais e, segundo Laura, alterando diretamente o roadmap das equipes.

O segundo ponto que ela destaca é o vínculo de confiança, afinal, os produtos do Nubank são construídos para facilitar a vida financeira dos clientes. O terceiro ponto se refere à importância de contar com uma equipe de alto nível que será capaz de compreender e atender a essas necessidades com soluções inovadoras.

O último pilar fundamental é a mentalidade global. “Não podemos reconstruir tudo do zero em cada país. Criamos plataformas que atendem a um propósito central, mas que podem ser estendidas e configuradas para as necessidades únicas de cada mercado”, explica.

Essa flexibilidade já permitiu, por exemplo, adaptar a experiência otimizada do Pix no Brasil para o sistema de pagamentos instantâneos SPEI no México e acelerar em mais de seis meses o lançamento do Bre-B, na Colômbia.

A conta inteligente: organização, conveniência e orientação

A partir dessa base, Laura relata como o Nubank é guiado pelo conceito de smart account, uma “conta inteligente” que combina organização, conveniência e orientação personalizada para ajudar os clientes a administrar melhor suas finanças no dia a dia. Esse conceito ajuda a guiar as decisões sobre o produto, que é a porta de entrada para um cliente decidir transacionar uma fatia maior de suas finanças pela instituição.

“Organização” se refere a separar o dinheiro do mês, reservar valores para objetivos de médio e longo prazo em áreas que rendem mais e planejar despesas futuras para evitar imprevistos. Ferramentas como as Caixinhas ajudam a manter o controle e a disciplina financeira.

“Conveniência” vem de oferecer transações rápidas e simples, com o menor número de cliques e gasto de tempo para o cliente.

Já “Orientação” se refere a tudo aquilo que a instituição pode sugerir ao cliente, com base em inteligência formada por comportamentos anteriores, para que ele otimize sua vida financeira. Aqui entram as funcionalidades do Assistente de Pagamentos – lembretes de contas a pagar, avisos quando o saldo não for suficiente para cobrir despesas e recomendações personalizadas de acordo com o comportamento financeiro.

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